terça-feira, 28 de agosto de 2018

P.R. AS -15 Ruta de los Lagos (de saliencia) Somiedo




A partir do povoado de Saliencia, o último núcleo rural do vale do mesmo nome, uma estrada em alcatrão, com a extensão de 7 km. leva-nos ao alto de La Farrapona ou Collada de Balbarán, (mais de 1700 metros de altitude, 1708, para ser exato) o ponto de passagem para o município de San Emiliano, quase Província de Leão.








 
Neste ponto, a caminhada começa com uma bela perspetiva do maciço de Las Ubiñas. Passamos por um miradouro fantástico sobre o vale glaciar, hoje um vale de terrenos férteis e verdejantes. Nesse miradouro é possível fazer escalada e outros desportos de altitude. Um memorial dá testemunho de um acidente de um alpinista que aí faleceu.
Uma ramificação da trilha dirige-se para o oeste para chegar ao Lago da Cueva, após uma suave descida de aproximadamente um quilómetro, onde ainda se evidenciam as cicatrizes produzidas no terreno pela exploração de minério de ferro da Mina de Santa Rita, atualmente abandonada.

O trilho prossegue pela antiga trilha da mina de ferro, com uma subida íngreme para passar pela Laguna de la Mina, seca nos meses de verão. Poucos minutos depois, o horizonte abre-se e a esplêndida campina de Cerveriz é visível, assim como o lago de mesmo nome que é alcançado após uma descida suave.
Continuamos o caminho em direção sudeste para descobrir o panorama magnífico que o grande Lago de Calabazosa apresenta. Este lago, o maior dos três, ocupa a depressão de um grande sumidouro escavado pela dissolução do calcário e depois impermeabilizado pelo depósito de sedimentos glaciares.
Aqui teremos de voltar atrás e depois de voltarmos à Vega de Cerveriz, continuamos cruzando-a em direção ao noroeste e, no final dela, seguimos um caminho que, em leve subida, leva a uma colina a norte. Aqui tudo parece perto, mas enganamo-nos redondamente. Observamos a impressionante planície Camayor de pastagens subalpinas moles e pequenas lagoas que fazem o terreno húmido e lamacento, se sairmos das trilhas predefinidas.

Depois de meia hora de caminhada, sempre na mesma direção, chegamos a Llomba de Camayor, de onde se podem ver as cristas de Peña Llana, Cebolléu e Picos Albos. Neste lugar, a estrada gira para a esquerda e continua em descida contínua até que, em pouco tempo, avistamos o Lago del Valle e os campos que levam à povoação de Valle de Lago.
A partir deste ponto, e ao longo de um caminho sempre descendente alcançamos a trilha que liga o Lago del Valle  e a Valle del Lago, continuando até chegar à povoação. 
No nosso (meu) caso, tive de voltar para trás mal avistei o lago, porque não conseguiria regressar em tempo de sol ao ponto de partida (são 28 km. no total, com progressão lenta e cansativa).
O regresso permite ter depois outra perspetiva dos lagos que contemplamos à subida, principalmente o Lago de la Cueva, belíssimo e profundo.
  • Tipo de rota: Linear
  • Itinerário: Alto de la Farrapona - Lagos de Saliencia - Valle del Lago (opcional)
  • Distância: 14 Km. (28 com regresso)
  • Duração: 4 h. e 30 m (9 horas total).
  • Desnível:   517 / 526 m Ascendente / Descendente
  • Dificuldade – Média/alta

Sem comentários:

Enviar um comentário