sexta-feira, 24 de agosto de 2018

P.R. AS – 10 Ruta de El Cornón (Somiedo)


O percurso começa no ‘Puerto de Somiedo’, atravessando a povoação de Santa Maria pela sua parte oeste para levar aos seus arredores uma trilha de uso restrito aos moradores e produtores agropecuários.
Tomando sempre os desvios para a esquerda, atingimos rapidamente (e a descer!) a ponte que atravessa o rio Bayo. A partir deste ponto, a subida começa através dos prados para encontrar o caminho que acompanha a levada de água de Santa María del Puerto.


Continuando pela mesma trilha, chegamos ao começo do vale Veiga Cimera. neste vale encontra-se um sumidouro de águas, isto, é, uma gruta para onde correm as águas recolhidas neste vale.




À sua esquerda  encontra-se um morro por onde segue a rota, meia altura, sobre o vale fértil de Penouta.  


Aqui já se sente o grau de dificuldade da subida, pois é uma bela colina com vista para o Picu del Cornón, o nosso destino.

Ao longo da caminhada podemos ver, à direita do caminho, Pena Penouta
e, à esquerda, os cumes de Picu Prefustes e Miro Malo.


A partir deste ponto temos de subir para a direita para chegar a um pequeno planalto. Uma vez atravessado, à sua esquerda e cruzando o morro, depois de uma ligeira descida por um trilho de pé posto, o caminho atinge os Mozarras, (moitas de arbustos de altitude subalpina)

com zimbros rastejantes abundantes e mirtilos, e atravessada por muitas trilhas que compõem uma paisagem irregular, pontilhada com pequenos lagos e charcos. Depois de quase uma escalada, em que os bastões são essenciais, ficam à nossa direita Peña Blanca e El Fontanon e em frente a base do Cornón .

Para subir até o topo tem de se trepar pela chamada ‘escada do Cornón’, no lado sul do cume, e desfrutar de vistas deslumbrantes sobre as montanhas e planícies que compõem o limite das Astúrias e Leão.



Além disso, em dias claros, como foi o nosso caso, a partir deste ponto temos uma esplêndida vista sobre as montanhas da Cantábria do Ubiñas, no município de Quirós, o Pico Miravalles, em Ibias, e até mesmo o mar.

Observações: O Cornón, com seus 2.194 metros, é o ponto mais alto do município de Somiedo. Criado em quartzitos brancos, é coberto por uma infinidade de espécies de líquenes que, dependendo das condições de luz e humidade, dão-lhe cores diferentes. O seu cromatismo em mudança é surpreendente.

Durante a caminhada é fácil observar grupos de camurças (rebecos) a pastar. São igualmente visíveis aves de rapina: falcões, abelheiros, águias-cobreira e douradas, corujas e abutres, e por vezes mesmo cegonhas, porque é um dos poucos lugares em Astúrias onde é possível ver essa espécie.
  • Tipo de Rota: Linear
  • Itinerário: Santa María del Puerto - Pico El Cornón
  • Distância: 8Km. (16 ida e volta)
  • Duração: 4 h. 30m. (8h com regresso, a descer)
  • Desnível: 931 ascendente / 935 m descendente
  • Grau de dificuldade: Muito difícil

Sem comentários:

Enviar um comentário