segunda-feira, 27 de agosto de 2018

PR.AS - 12 Ruta de las Brañas de Saliencia


A caminhada começa na aldeia de Arbeyales, seguindo o caminho através da vila até chegar à ponte sobre o Regueiru de Murias.

 















Aí viramos à direita e continuamos agora por um caminho íngreme que sobe, deixando o regato à esquerda e atravessando La Güergola. Este nome não engana, pois aquilo é mesmo uma garganta rochosa, só que em altitude.  O caminho é muito inclinado e por isso foi empedrado pelos moradores e construíram mesmo degraus  em algumas secções. A trilha segue sempre a subir acompanhado pelo murmurejar de água que precipita a sua descida através de inúmeras cachoeiras. No final desta parte da subida, quando as paredes de rocha se extinguem, e depois de atravessar outra ponte, o caminho bifurca.






A rota continua ao longo do estreito carreiro à direita, deixando a margem do rio e sobe a encosta em direção à Braña de Arbeyales. 

É tempo para uma curta pausa para apreciar o esplêndido panorama oferecido através do vale, o Monte Grande e o canal que passa por ele, um tubo que transporta a água dos lagos de Saliencia para o centro hídrico de Malva. 





Olhando para trás, observamos à distância a Braña de Cuérragu, à qual se acede se, uns quilómetros à frente, em vez de seguirmos para a Modera de Saliencia viramos à esquerda e andarmos uns 4 km.
A partir desta braña de Arbeyales podemos subir ao pico da antena, o ponto mais alto da montanha, de onde se avistam todos os vales circundantes. 


 Seguimos a pista que vai a meia encosta e entre giestas e outra vegetação nos  leva à Braña de Culiao, depois de atravessar o Regueiru de Castro e passarmos junto a duas fontes. Do Culiao o itinerário continua até atingir a Braña de Ordiales, usado pelos moradores de Endriga. 




Daqui as vistas sobre o vale de Saliencia é fabulosa apreciando-se bem a cabeceira do antigo glaciar em forma de U característica e, a jusante, um estreitamento do vale, representativo da modelagem fluvial com a secção V, escavado pelo tempo.

Resta agora continuar a rota ao longo da mesma trilha, depois de atravessar o Regueiru Borbolla, atingindo a Modera de Saliencia, a última braña do itinerário, 
e descer para a povoação de Saliencia, destino final da rota. Durante o passeio é possível observar o voo majestoso dos abutres e avistar até os abutres egípcios bem como vestígios de animais de grande porte (javalis e gamos).
Das 6 caminhadas que fizemos, esta foi a mais bonita de todas, pela multiplicidade de cenários e o casticismo da paisagem.
  • Tipo de rota: Linear
  • Itinerário: Arbeyales - Braña de Ordiales - Mortera de Saliencia - Saliencia
  • Distância: 8 Km. (12 se regressarmos pela estrada ou 16, se pelo mesmo sítio)
  • Duração: 3 h.15 m. (4.30 ou 7.30h, dependendo do regresso)
  • Desnível:  617 / 617 m Ascendente / Descendente.
  • Dificuldade – Média/alta

Sem comentários:

Enviar um comentário