domingo, 26 de agosto de 2018

PR.AS - 16.1 Ruta de la Braña de Sousas (Somiedo)


 
Mais uma trilha que começa na povoação de Valle de Lago ao longo de um caminho fácil que, depois de atravessar o rio e passando perto da igreja, sai à direita em direção ao sul do povoado de La Caleya.  A primeira parte corre entre os muros dos prados, substituída à medida que se afasta o caminho da aldeia por avelaneiras, castanheiros, carvalhos e faias.

Ao longo da viagem, até chegar a Braña de Sousas, podemos deliciar-nos com amplas vistas panorâmicas sobre os bosques de faias e as montanhas de Coto e Valle. 

Do lado direito do caminho (sempre a subir) aparece-nos Peña Furada, uma formação rochosa marcante, com um óculo geológico enorme, fazendo parte das formações rochosas conhecidas como elefantes rochosos, por se assemelhar à tromba desse animal. 




Após um trecho à sombra e muito belo, deparamo-nos com a Braña de Fuexo, bastante adulterada e sem grandes vestígios das construções antigas.









 A braña de Sousas está localizada, rodeada por uma moreia, no fundo de um circo glaciar que a protege dos ventos na encosta ocidental de Peña Llana.


 
A partir daí  temos vistas espetaculares sobre a coroa do circo acima mencionado, bem como o Altu'l Muñon (1.863 m) e a profunda depressão formada ao pé da mesma, uma vez ocupada por um lago que a erosão subsequente drenou.



Brañas como a de Sousas emergem em Somiedo associadas ao gado em transumância, uma forma de explorar gramíneas altas utilizáveis ​​apenas no período de verão. Esta Braña responde ao modelo tipologia mais antiga, que consiste em curros, choupanas de planta circular construído todas em pedra, os quais terminam num teto de lajes que fazem a abóbada subsequentemente revestidas por ‘tapinos’, tapetes de relvado que melhora o isolamento térmico e construção, impermeabilizando-as.
O isolamento é completado com uma ausência quase total de aberturas, a porta de entrada e uma pequena janela formam a única ventilação.

Acrescente-se que estas cabanas não tinham propriedade assegurada, pelo que eram ocupadas em espírito comunitário e quem primeiro chegasse primeiro as ocupava.
É um autêntico povoado e hoje está todo ocupado pela vacas que por ali andam a pastar.
As cabanas geralmente são agrupadas em pares, servindo uma como refúgio para o pastor e outra destinado ao gado. Sendo as brañas localizadas em altitudes mais elevadas, elas eram usadas apenas por um curto período de tempo e não deslocavam toda a família, mas apenas um de seus membros. (Esta transumância é chamada em Somiedo como transumância de raio curto, que ocupava apenas uns 4 meses do ano, pois as altitudes são consideráveis). 
Da Braña de Sousas há quem continue a caminhada, seguindo o caminho que vai para o sul até o Colláu del Muñón, na fronteira das Astúrias e León. Este ponto oferece belas vistas da Sierra del Rebezu, sendo frequente ver os rebecos que andam por lá.
Durante o percurso de regresso dá para derivar à direita para melhor se observar  Peña Furada, São uns 600 metros que melhor permitem ver a formação geológica.
A partir daqui, o percurso é sempre a descer, sem mais história, mas grandes paisagens.

  • Tipo de rota: Linear
  • Itinerário: Valle de Lago - Braña de Fuexu - Braña de Sousas
  • Distância: 3 Km.
  • Duração: 1 h.30 m. (2 e 30 ida e volta)
  • Desnível: 314 / 283 m Ascendente / Descendente



Sem comentários:

Enviar um comentário