domingo, 26 de agosto de 2018

PR.AS - 15.1 Ruta del Valle del Lago (Somiedo)


O itinerário começa na povoação de Valle de Lago, aonde se chega de Pola de Somiedo depois de oito quilómetros de estrada íngreme. Localizado a 1.200 metros acima do nível do mar, Valle del Lago é uma aldeia alongada, dividida em quatro povos: Ribaluenga, La Caleya, La Quintana e L'Auteiro. Deste último, uma trilha sobe paralelamente ao rio del Valle.



Embora a pista seja em terra batida,  está reservada apenas para as atividades relacionadas com as explorações pecuárias e a gestão do Parque, pelo que a subida tem de ser feita a pé, estacionando o veículo antes de chegar a L'Auteiro. Há mesmo um parque de dimensões suficientes para a procura. A trilha sobe entre os prados de feno instalados no fundo fértil do vale e uma exuberante floresta de faias que ocupa o declive da outra margem do rio, menos exposta à insolação e com maior grau de humidade ambiental.


A determinada altura há uma bifurcação, que permite optar. Recomendamos que siga pela direita na segunda bifurcação devemos seguir novamente o desvio para a direita para alcançar a mata frondosa que nos dará sombra necessária nos dias ensolarados. A certa altura deparamo-nos com um painel em cerâmica que evoca, em dois poemas, a belza do local que percorremos.  

Tomámos a direita, depois de atravessar o rio, subir o bosque de faias que povoa o lado esquerdo do vale, ao longo do caminho que leva à Braña de Murias LLongas. Aqui avistamos algumas casas tradicionais desta zona das Astúrias e que dão a imagem de marca do parque, juntamente com os ursos.
Deixaremos a pista da esquerda para a descida, pois aí o sol suporta-se melhor do que a subir. No nosso caso, então, que estava muito calor, foi a melhor opção. Muito cedo deparamo-nos com a primeira casa de uma braña singela, mas muito perto do caminho.










Em suave ascendente chegamos então até ao muro de contenção do lago, que lhe dá maior capacidade de reserva (usada para produção de energia também pela EDP.

O Lago del Valle, também conhecido como Lago del Ajo, é o maior das Astúrias, com os seus 24 hectares. As suas dimensões atuais são o resultado das obras de reforma realizadas para a exploração hidroelétrica da mini-hídrica de La Malva. O lago está localizado no sopé de um esplêndido circo glacial, a origem de uma língua que se estendia pelo vale.
É evidente na visão muito clara do seu corte na forma de um U. Quer se vá por um lado quer por outro, o lago não pode ser visto até chegarmos ao pé dele. Por outro lado, é fácil identificar rebecos nas encostas que se alinham na estrada, corças nos prados e várias aves de rapina cruzando o céu, especialmente abutres e gaviões.



Descemos depois pelo outro lado, uma estrada com vários segmentos em cimento, por causa do declive e do deslize do piso nos tempos de neve e chuva. Passamos por uma imensa pradaria, mas não me parece tão belo este trajeto como o outro que usamos na subida. Passamos pelo vale e observamos ainda mais umas construções tradicionais que dão uma beleza idílica ao percurso.

No dia em que o fizemos cruzámos-nos com bastantes caminheiros e famílias completas, dado que é considerado um trilho de dificuldade fácil (mas eu classificaria como fácil/média, atendendo à distância total e ao clima que na altura fizer).

  • Tipo de Rota: Linear (mas dá para tornar quase circular)
  • Itinerário: Valle de Lago - Lago del Valle
  • Distância: 6 Km. (+ 6 de regresso)
  • Duração: 2 h. e 30 m. (+ 2 horas para descer)
  • Desnível: 463 ascendente/ 427 descendente
  • Dificuldade: Média/baixa
 


Sem comentários:

Enviar um comentário