sábado, 25 de agosto de 2018

P.R. AS-13 – Ruta do Castro (Parque Natural de Somiedo)


A rota Começa no parque de merendas de La Malva, junto à estrada AS-227, a meio caminho entre Castro e Pola de Somiedo. Daí avista-se já uma bela panorâmica da entrada do vale de Somiedo.
Trata-se de um caminho à esquerda da atual estrada e que era nada mais nada menos que o antigo caminho real de La Pola, o qual segue em direção a Norte, por terrenos calcários, encostado às arribas e sobre os túneis rodoviários.


Na primeira parte percorrem-se zonas de matagal e de pastagens em que o tojo, a giesta negra e a urze dominam.






Esta vegetação é logo substituída por azinheiras, vegetação autóctone, viva testemunha de eras em que as precipitações eram menores. Instalado em áreas ensolaradas e em solos rasos, este tipo de floresta alterna quase todo o caminho com florestas caducifólias, freixo, bordo, tília e aveleiras que ocupam os vales, onde o solo é mais profundo.

 














Pendurado em afloramentos rochosos, o caminho continua em suave subida em direção à caverna Malva.  
Antes de alcançá-la, uma placa anuncia o fim da Área Florestal da Malva (financiada pela EDP, que possui uma mini-hídrica na zona).












É possível passar alguns minutos caminhando entre as árvores que a povoam e lendo os cartazes informativos que os identificam e caracterizam. Podemos também fazer uma paragem à sombra da Cueva de la Malva para beber água da fonte que flui a seus pés

e contemplar, na encosta oposta, os picos da Sierra de la Llampaza e Gurugú e Cueva de Moros, bem como as florestas que revestem as suas encostas.
Nestas áreas húmidas e sombrias, podemos ver a grasilla (Pinguicola), uma planta carnívora cujas folhas basais pegajosas capturam pequenos insetos que complementam a sua ‘dieta’. Abaixo da estrada, ao lado do rio, encontra-se o reservatório de Malva e a Hidroelétrica do mesmo nome, um edifício do princípio do século passado, de grande beleza, parecido com a mini-hídrica da Lousã (mas bem maior)..




O caminho continua entre azinheiras até atingir o ponto mais alto da rota, onde avistamos de súbito os prados da Braña de Campizos.

Daí, a estrada desce por uma paisagem muito diferente, entre prados de feno que se substituem, ao chegar a Castro, por árvores de fruto, com abundância de nogueiras e figueiras. Aí, a povoação merece uma visita, com quase duas dezenas de espigueiros asturianos (horreos), quadrangulares, alguns deles trabalhados com muita arte.

Dentro da povoação todas as ruas são íngremes, até chegarmos ao rio.
Sendo linear o regresso pode, no entanto, ser feito pela estrada, com muito cuidado por causa da inexistência de bermas, uma vez que esta foi escavada na rocha, num sistema de túneis e tetos, que lhe dão uma beleza poderosa e diferente.
  • Tipo de Rota: Linear
  • Itinerário: Área recreativa de la Malva - Castro
  • Distância: 4.720 Km.
  • Duração: 2h (3 horas com regresso pela estrada)
  • Desnível: 179 ascendente / 329 descendente

Sem comentários:

Enviar um comentário