segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Mata da Curvachia_Leiria

A mata da Curvachia é um pequeno tesouro natural que se esconde muito perto de Leiria. É uma vasta mata rodeada por pequenas malhas urbanas: a este, Martinela e Vale de Santa Margarida, a sul por Soutocico (freguesia do Arrabal), a oeste, por Vidigal e, a norte, por Charneca da Touria e outros lugarejos.

É constituída essencialmente por um denso carvalhal, com centenas de anos, sendo o mais antigo carvalhal da Península ibérica (alguns afirmam que será mesmo da Europa). isso não quer dizer que as árvores são as mais antigas; apenas quer dizer que mantém esta vegetação de forma constante há mais tempo. nele encontram-se carvalhos centenários, bem conhecidos nas redes sociais.
Apesar desta riqueza, observa-se uma pressão por todos os lados feita pelos pinhais (pinheiro bravo, em menor quantidade, e pinhetro manso, em maior número) e o malfalado eucalipto. isso causa pena, porque os trilhos que bordejam a mata já pouco entram na zona de carvalhal. por essa razão, os percursos traçados devem tentar andar pelo seu interior, sempre que possível. Se alguém quiser percorrer todo o intrincado de trilhos que ela comporta, não o consegue fazer num só dia. Por esta razão é que ninguém faz o mesmo percurso que os outros fizeram, pois não há qualquer marcação e tudo é muito intuitivo.


Fazem parte deste cenário o Vale da Ribeira das Chitas, vale rural com vestígios arqueológicos e agrícolas antigos, e a Mata da Curvachia, mata de carvalhos e de vegetação mediterrânica, com grande valor botânico, onde se encontra um carvalho secular, árvore imponente que deveria fazer parte do nosso património botânico a preservar.


Na mata encontraram-se vestígios pré-históricos, que se poderão associar às comunidades que viveram há milénios no vale do Lapedo, especialmente peças de sílex, utilizadas pelos homens de então.Na exposição patente no Centro de Interpretação do Menino do Lapedo estão expostos os achados encontrados na Martinela, na Ribeira das Chitas e na Mata da Curvachia.
Além de sermos continuamente surpreendidos pelos túneis entrançados de troncos (a fazer lembrar a mata dos Hobbits) é possível ainda  observar alguns poços, construções esparsas de fornos de cal, uma cascata feita de um açude e ainda as lapas, nome que os locais deram às reentrâncias nas paredes cársicas do vale da Ribeira das Chitas, onde terão vivido pequenas comunidades pré-históricas.







Caraterísticas do percurso:
Perfil - Circular ou linear (a decisão depende das conveniências logísticas, no nosso caso apontamos para um percurso circular)
Dificuldade - 2/5  - fácil a moderada
Extensão - variável, mas a versão que se propõe é de 12 km.


Sem comentários:

Enviar um comentário