domingo, 20 de agosto de 2017

Altinho do Gestoso e parte do PR15

Para o segundo dia na serra da Freita na edição de 2017 está reservado um circuito suave e calmo, mas de uma beleza fantástica.

Canta a canção que:
A Sra. da Saúde, a Sra da Saúde
Onde a foram levar
Ao altinho do Gestoso
Viradinha para o mar.
Eis que vamos fazer isso mesmo: numa manhã faz-se tudo. Com saída da casa do Vidoeiro, subiremos a uma quebrada que dá acesso a um trilho (caminho velho) que só os que têm saudades da terra conhecem, como diz a canção. E realmente, nota-se que este trilho não é feito por ninguém, nem autóctones, nem caminheiros, pois não consta de nenhum PR homologado.
Tendo nós passado a portela ou quebrada ao lado do altinho, desceremos suavemente por entre socalcos de pasto e penedos erodidos pelos elementos até começarmos a ver e entrarmos na aldeia do Gestoso.

A parte por onde entraremos apresenta as casa mais antigas, sendo que o resto da aldeia, fortemente marcada pela emigração, apresenta hoje um perfil arquitetónico pouco tradicional.
A partir do Gestoso, fletiremos à direita, em direção ao PR15 que passa perto.




Uns 1500 metros de subida muito suave colocam-nos lá e, uma vez no PR, seguiremos pela esquerda, em direção à Anta da Portela (para alguns é uma revisitação) ponte das lajes e ao fundo, a pedras boroas (outra revisitação).

Depois das pedras boroas seguiremos ainda pelo PR15 até ao cruzamento de onde se avista a casa do Vidoeiro e aí encerramos a caminhada.
Esta zona da serra não sofreu muito com os fogos, porque já não tinha vegetação e era zona de pastagem, que continua a renascer ano após ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário