domingo, 27 de agosto de 2017

PR1_MRG Foz do Lis e Praia da Vieira



Situada no seio das históricas Matas Nacionais, a Praia da Vieira destaca-se na costa ocidental portuguesa pelas suas origens muito singulares. No extremo norte do Pinhal de Leiria, junto das margens do Lis, cresceu uma comunidade que foi historicamente moldada por circunstâncias ecológicas originais, palco da luta antiga entre a floresta e as areias fortemente batidas pelo vento.


Em 1701 mudou-se o leito do rio, abrindo-se-lhe uma saída no Enleado, 200 metros a jusante do Cais Velho. Num contexto ambiental tão sensível, onde as dunas avançavam 7 a 10 metros por ano, o objetivo daquela obra, e subsequentes, visava o aproveitamento dos campos agrícolas para benefício da Fazenda do Infantado.
Na nossa caminhada iremos percorrer as duas margens do rio na sua parte final, um pouco antes de desaguar no mar.
Ao longo do Percurso Pedonal da Praia da Vieira ficaremos a conhecer alguns dos motivos da singularidade histórica e ambiental da gesta vieirense.
 

Trata-se de uma região costeira resultante da junção de três tipologias de unidades de paisagem: Mata Nacional de Leiria, troço final da bacia hidrográfica do rio Lis e ainda os vulneráveis sistemas dunares associados às praias arenosas.

Com início na margem sul do rio Lis, o Percurso Pedonal da Praia da Vieira desenvolve-se a partir de sistemas dunares, atravessa o núcleo urbano da Praia da Vieira e novamente sobre as dunas, estende-se para o interior da Mata Nacional de Leiria. Sem dúvida que a parte mais bonita é a envolvente das duas maregs do rio. Com a maré baixa é possível observar inúmeras espécies de aves pernaltas a tentar colher o almoço.


Vimos uma belíssima garça cinzenta.

Posteriormente, o percurso sai do ambiente de pinhal e chega à margem sul do rio Lis, onde toda a envolvência é característica dos corredores ribeirinhos fluviais.

Depois de atravessarmos a ponte da Bajanca para a margem norte do rio, o percurso desenvolve-se praticamente em linha reta até ao mar, culminando num dos sistemas dunares mais bem conservados da Praia da Vieira.





Fonte (parcial): C.M. Marinha Grande 

Caraterísticas do percurso.
Perfil - Circular
Elevação - 0-30
Dificuldade - 1/5 (muito fácil) 
Extensão - 11 km.

Sem comentários:

Enviar um comentário