domingo, 6 de maio de 2018

Em Busca do Vale Encantado


A proposta de atividade neste local estende-se pelo vale do varosa e percorre ainda as encostas da serra do Montemuro, se considerarmos a serra de Santa Helena como uma extensão deste maciço montanhoso.
A Rota sai da ponte fortificada da Ucanha e segue a margem esquerda do Rio Varosa em direção a Gouviães e a Ponte de Vila Pouca. Percorrem-se campos onde o sabugueiro é rei, não fosse este vale a capital da baga de sabugueiro, com diversas efemérides que o evocam.

Chegados à ponte românica de Vila Pouca há que atravessar para o outro lado, não sem antes tirar belas fotos a esta monumental construção e aos vários moinhos que a bordejam e que ainda teimam em resistir ao tempo e aos temporais.













A seguir à ponte aguarda-nos uma subida considerável, que nos deixa nos limites de Vila Pouca, para voltarmos a descer depois para as cascatas do Varosa. Espera-nos nova subida até à povoação de Murganheira (bem distante das caves que lhe tomaram o nome) e pelo trilho das regadas, entraremos numa ribeira que nos conduzirá pelos regos da levada até Salzedas.




Aí visitaremos a igreja de Santa Maria e a judiaria.











Mais tarde, após uma visita ao muito famoso Mosteiro de S. João de Tarouca, iremos até às encostas da Serra de Santa Helena, para conhecer Meijinhos e a sua belíssima pequena igreja, em cujo interior foram recentemente descobertos por detrás do altar-mor e sob uma camada de estuque frescos  decorativos próprios do renascimento (século XVI).
As pinturas murais representam todas elas momentos da vida da Virgem  ou com Ela relacionadas. Assim, na parede ao fundo em forma de tríptico o do centro representa a Assunção de Nossa Sra. ladeada por anjos músicos, tendo como suporte doze apóstolos que rodeiam o sepulcro onde fora sepultada e na parte de cima está representada a Santíssima Trindade; o painel da direita supostamente representará a prima Santa Isabel e seu esposo Zacarias; no painel da esquerda estará representada uma das visitas de Maria com o Menino à casa de seus pais, santa Ana e S. Joaquim. 
Entre 1993 e 1998 foram recuperadas e encontram-se agora à disposição de quem as queira contemplar, e nós vamos fazê-lo.
Por Meijinhos passaremos o fim da tarde até serem horas de abalar.

Sem comentários:

Enviar um comentário