quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

PR2 ANS - Rota Romana - abreviado


O PR2 ANS - Rota Romana é um percurso de pequena rota, mas que surge classificado no folheto da Câmara de Ansião com sendo de dificuldade de 4/5. Só se for pela extensão. Na realidade, o percurso todo tem uma extensão de 17,5 km, ligando o Parque verde de Ansião a Santiago da Guarda e regresso ao ponto de partida. Por essa razão, a proposta que aqui apresentamos vai reduzir essa extensaõ e torná-lo mais ajustado aos perfis de caminhadas da Bota. Além disso, conseguimos juntar o melhor que este caminho tem.
O ponto de partida será junto às alminhas do Lousal, seguindo depois para a povoação de Pinheiro, Tarouca e a lagoa de Soucide, onde uma bomba manual ainda é a única forma de tirar água para a fonte e os lavadouros. Junto à lagoa encontram-se vários poços tradicionais, hoje já não usados. A forma de retira água desses poços eram as cegonhas ou bimbarras:


Seguimos sempre por caminhos florestais e agrícolas, bordejados pelos chousos, os famosos muros de pedra empilhada, que dividem os campos e permitiam limpar desta forma os terrenos para cultivo.
Desta forma, seguindo os ponteiros do relógio, entramos em Santago da Guarda, conhecido pela casa senhorial dos Condes de de Castelo Melhor, um belo edifício rural, com estilo manuelino e uma torre fortificada. Descobriu-se em 2002 que as fundações e paredes do edifício eram a continuidade de uma villa romana do século IV ou V e hoje os mosaicos das salas estão à vista (não pudemos entrar, mas espreitei pelas janelas...)


Na povoação existem todas as estruturas e serviços necessários, incluindo um belo parque de merendas de que podemos usufruir para descanso e retempero de forças.
De Santiago da Guarda até ao ponto de partida o caminho revela-se um pouco mais agreste, mas talvez mais belo. Sempre por meio de floresta, de carvalhais seculares, passamos perto de Matos de Santa Bárbara, Estrada e Vale de Boi, sempre próximos a uma antiga e importantíssima estrada romana, da qual hoje só se pode ver um pequeno segmento.

Deixando a variante de Ansião de parte, o percurso queda-se pelos11 km, baixa dificuldade e perfeitamente realizável em apenas uma parte do dia, manhã ou tarde.
Em síntese:
Perfil - Percurso circular de 11 km, uma das variantes do PR2 ANS. Caminhos de terra ou estradão de macadame de uso agrícola ou florestal. Sem grandes desníveis.
Grau de dificuldade - Fácil (2 em 5).
Folheto do percurso integral e com as variantes aqui.
GPX do percurso realizado aqui.




Sem comentários:

Enviar um comentário