domingo, 18 de dezembro de 2016

PR1 - FZZ - Dornes e Ribeira de S. Gulherme

Este PR, muito belo e envolvente, é bem largo, de mais de 19 km. Contudo, apresenta uma variante que permite dividi-lo e tornar a caminhada num circuito de menos de 9 km. Essa variante é conhecida como PR1.1 e foi aquela que nós fizemos.
Ponte Pentagonal, templária, mandada construir por Paio Mendes.
Situada numa pequena península da albufeira de Castelo de Bode, a Vila de Dornes possui um enquadramento privilegiado sobre o Zêzere e uma relação muito especial com este rio.
O percurso “Dornes – Lagar de S. Guilherme” foi por nós iniciado junto à igreja, ao pé da torre pentagonal, percorrendo o centro da Vila (Torre Pentagonal e Igreja de Nossa Senhora do Pranto),

continuando em troço coincidente com a Grande Rota do Zêzere (GR33), na direção de Vale Serrão. Ao chegarmos à Fonte de Dornes (um agradável parque de merendas),
Fonte de Dornes
cortamos à direita, seguindo o percurso variante e seguimos o caminho para topo do monte, numa subida pequena, mas de pendor violento. Ou seja, durante uns 400 metros temos uma SUBIDA e depois uma subida. Uns 2 km depois, sempre espreitando as águas da albufeira e as povoações a jusante,  deparamos-nos com um cruzamento que faz o encontro do percurso maior, (vindo da povoação próxima de Peralfaia e dos penedos amarelos) e da rota que estamos a seguir.
Aqui seguimos então a indicação do Lagar de S. Guilherme, sempre por caminho florestal, ladeado de eucaliptal ou pinhal, e também alguns carvalhos, castanheiros e medronheiros. Nesta opção é-se presenteado com uma extraordinária vista panorâmica sobre a Península de Dornes. Passamos próximo de alguns afloramentos quartzíticos, que se destacam do solo xistoso da região.
Afloramentos quartzíticos
Terminada a estrada de terra, passamos a estrada nacional e é hora de visitar o Lagar de S. Guilherme, junta da ribeira que lhe dá nome.
lagar de S. Guilhermes, que será o nosso poiso.

Ribeira de S. Guilherme
O regresso a Dornes é feito pelo Percurso da Biodiversidade, um caminho florestal que acompanha a Ribeira de S. Guilherme até bem próximo da sua foz, em Dornes.
Queda de água no pequeno açude que encaminhava a ´´agua para o lagar
Passando depois a ponte, entramos em Dornes e viramos à esquerda, em direção ao rio
e seguimos uma ruela muito bem restaurada, estreita, a qual desemboca na parte baixa da península, junto ao rio e terminamos o circuito entrando pelo lado do cemitério.

Perspetiva da torre à chegada.

Em síntese:
Tipo de percurso - Circular
Grau de dificuldade e perfil: 2,5 em 5. Com uma subida pequena, mas de alto declive e duas ou 3 subidas mais suaves.
Extensão: 8,7 km.
Pontos de interesse: Vila de Dornes, Torre templária pentagonal, Igreja de Nª Srª do Pranto, Fonte de Dornes, Lagar de S. Guilherme. Património da biodiversidade.







Sem comentários:

Enviar um comentário