quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

XVIIIª Caminhada- por moinhos e azenhas

A XVIIIª Caminhada Oficial da Bota Cansada terá lugar no dia 13 de março e será realizada em terras que outrora pertenceram aos frades do Mosteiro do  Lorvão. A povoação da Aveleira pertence hoje à freguesia do Lorvão, concelho de Penacova,  e apresenta como pontos de interesse os seus dois subnúcleos molinológicos que, com o núcleo da Portela, o núcleo de Gavinhos, o núcleo da Atalhada (todos eles moinhos de vento) e as 18 azenhas estendidas ao longo das diversas ribeiras,constituíam a riqueza transformadora de uma época. O vento e a água garantiam o pão na mesa do povo e os doces na mesa dos frades.
Data: no dia 13 de março. Início da caminhada às 8.30 horas e término previsto às 13.30
Interesse do percurso: além do convívio, do bem estar e da comidinha, metade do percurso tem ambiente de SPA (água mormurante em todo o caminho) e recordo que na Aveleira existem dois núcleos molinológicos a vento
e ao longo da ribeira da Aveleira se encontram as azenhas, destacando-se a azenha restaurada, com um parque de lazer associado. 

Além disso passaremos no Mosteiro do Lorvão 

 a partir de onde iniciaremos o regresso à Aveleira, seguindo o curso ascendente da ribeira de Lorvão

e desfrutaremos de paisagens em altitude na chegada de regresso à Aveleira.

Tipo e perfil de percurso: caminhada circular com 13,5 km. (no sentido contrário aos ponteiros do relógio) desde Aveleira até Lorvão (acompanhando parte da ribeira da Aveleira, subindo a S. Mamede e descendo até ao mosteiro) e regresso pelo vale natural da ribeira de Lorvão, a subir,  até ao ponto de partida (passando pelo segundo subnúcleo de moinhos à entrada da Aveleira). A Passagem da ribeira, em determinado ponto, tem de ser feita a vau, mas com trabalho coletivo ninguém molhará os pés.
Grau de dificuldade: médio (3 em 5). O perfil de elevação pode ser descrito do seguinte modo: (i) descida inicial de 3 km. com declive médio, até atravessar a ribeira da Aveleira; (ii) subida de quase 1 km.de inclinação razoável até S. Mamede (iii) plano em toda a travessia de S. Mamede, (iv) nova descida considerável de 2 km. até Lorvão; (v) caminho quase plano de 2,3 km. até passar a vau a ribeira de Lorvão; (vi) subida considerável de 2,5 km. até à entrada dos moinhos da Aveleira, a partir de onde depois se segue mais ou menos a direito até ao ponto de partida. Cota máxima de 516 mt e mínima de 170.
Transporte: Viaturas próprias até Aveleira (Largo em frente à escola)  40°15'45.62"N   8°20'50.97"W
GPX do percurso - clicar aqui em Kml ou aqui em GPX (Por favor, faça o download quem puder, pois o percurso não é marcado.
Logística: Lanche reforçado no final, sendo distribuídas para a caminhada (que demorará mais ou menos 4 horas) uma peça de fruta e uma barra de cereais de reforço (quem costuma levar algo mais de reforço, faça o favor, embora passemos pelas doçaria conventual de Lorvão, com a nevadas e os pasteis com o mesmo nome). Haverá sempre o nosso cafezinho a acompanhar. Levar trem de caminhada completo (prato, garfo, faca, colher e copo/caneca)
Se gosta do programa  e pretende participar, por favor, envie email para botacansada@gmail.com

8 comentários:

  1. Eu também vou. Já disse. Não preciso de ser mais convidado.

    ResponderEliminar
  2. Eu também vou. Já disse. Não preciso de ser mais convidado.

    ResponderEliminar
  3. Há aqui gato! Eu escrevo uma vez, e saem duas?!

    ResponderEliminar
  4. Ó Rui, há pessoas que merecem deferência, em duplicado e em triplicado. É o caso....

    ResponderEliminar
  5. Eu tou a entrar às 16h. Vou ter de andar no grupo da frente e nao perder mt tempo pra fotos, de forma às 15h poder seguir viagem pro trabalho... :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. caro Zé, de certeza que a essa hora estarás liberto para poderes trabalhar.

      Eliminar
    2. Vou-me resguardar só para a de Abril, lá para O Castro Laboreiro.Isto não é fole de ferreiro...

      Eliminar
    3. Sim, e esta caminhada de 13 é de dificuldade razoável, principalmente em duas subidas por eucaliptais... fazes bem, para não perderes a de lá de cima, que deve ser fabulosa!

      Eliminar