quinta-feira, 24 de março de 2016

XXª Caminhada - Da Fórnea à Serra da Lua e ao Arco da Memória



A XXª caminhada oficial será no modelo H&S, isto é, dois em um. A atividade decorrerá durante dois dias, para quem desejar, e permitirá a outros participar separadamente em cada um dos percursos. O ponto de base logística será o Centro Paroquial de Serro Ventosos (a sul de Porto de Mós). O modelo de pernoita será em regime de acantonamento (dormidas sempre baratas), e sempre com a possibilidade de as pessoas poderem ficar hospedadas em Porto de Mós ou na HI de Alvados, no caso de buscarem maior conforto.
Confirmem AQUI  se já estão inscritos e se está de acordo com o tipo de participação (se participam num só dos dias ou em todo o fim de semana). No caso de haver erro, por favor, enviem-me email.
O programa para cada um dos dias é o seguinte:
Dia 1 - Sábado 21 de maio de 2016 - Da base ao topo da Fórnea.
Percurso circular de aproximadamente 10,5 km. Desta vez vamos percorrer a Fórnea de Alcaria em dois percursos lineares com saída de Chãos de Pias, o primeiro, que permitirá observar este belo fenómeno pisagístico e geomorfológico a partir do topo
e após regresso aos carros seguiremos para Alcaria a partir de onde entraremos no seu interior, passando pelas cascatas da ribeira e pela Cova da Velha (provavelmente sem água) voltando a Alcaria, para visitarmos a ponte celta.
Dia 2 - 22 de maio, domingo - Lagoas do Arrimal, Serra da Lua e Arco da Memória
Percurso de uns 14 km. circundando territórios da freguesia. Sairemos do centro da povoação, junto à Lagoa Pequena,
subiremos à Serra da Lua, toda retalhada por muros de proteção de espaços de pastoreio e de cultivo
descendo para Bemposta, Lagoa Grande e Arrabal, pra subirmos ao ao Cabeço Gordo, rodeados por um cenário inesperado de floresta de carvalhos negrais, cenário do Senhor dos anéis
No topo do cabeço avista-se toda a costa, desde o sul da foz do Mondego até ao norte de Peniche. Algo fabuloso...Daí se veem as Berlengas, se o dia estiver como hoje!
Na descida, passaremos por caminhos atapetados de flores
e pelo Arco da Memória (um famoso marco dos limites do couto ofertado por D. Afonso Henriques aos Monges de Cister)
e regresso ao ponto de partida.


Tipo e perfil dos percursos:
Dia 21 - Fórnea
Duas caminhadas lineares com aproximadamente 8 km. Pressupõe a saída Serro Ventoso, de carro e paragem em Chão de Pias, de onde faremos o percurso, regresso aos carros e viagem até Alcaria, de onde seguiremos para o interior da fórnea.
Grau de dificuldade:fácil  (2 em 5).
Dia 22 - Serra da Lua, Lagoas, Cabeço Gordo e Arco da Memória
Percurso também circular, de 13,5 km., com saída a pé do CCR, subindo à Serra da Lua, descida a Bemposta e visita à Lagoa Grande. Seguiremos depois em subida até ao Cabeço Gordo e desceremos pelo lado do Arco da Memória, com regresso ao CCR. Este percurso apresenta um perfil muito definido: duas subidas longas, mas não muito acentuadas.
Grau de dificuldade: fácil a moderado (2,5 em 5)
Transporte para a atividade: Viaturas próprias até Serro Ventoso (no sábado) e até ao Arrimal , no domingo (Centro Cultural e Recreativo)  40°15'45.62"N   8°20'50.97"W
GPX dos percursos -
Rota da Fórnea - Não tem
Rota da Serra da Lua e Arco da memória   (Por favor, faça o download quem puder, pois o percurso não é todo marcado.
Logística:
Como as atividades envolvem o fim de semana, cada dia tem uma logística própria, para permitir, a quem o desejar, participar num só ou em ambos. No dia 21, o almoço será partilhado por todos, uma vez que não haverá tempo de o preparar lá. Já fizemos assim noutras situações e resultou muito bem. A Bota garante as refeições do lanche e do jantar. À noite será feita Queimada Galega, mesmo que não esteja frio.
No dia 22 haverá pequeno almoço para quem está e depois lanche a meio da caminhada para todos e almoço no final 
Levar trem de caminhada completo (prato, garfo, faca, colher e copo/caneca)
Levar muita água para ambos os dias. As caminhadas não têm ponto de reforço...
Para dormir: levar colchões (insufláveis, de esponja ou carrimats) e sacos-cama.
Se gosta do programa  e pretende participar, por favor, envie email para botacansada@gmail.com

2 comentários:

  1. Com dormida, talvez não. Mas ir no dia 22 já me parece mais viável. Vou dormir sobre o assunto e analisar com o novo caminheiro.

    ResponderEliminar
  2. Como é de pagamento? Quanto e como.Transferência bancária?

    ResponderEliminar