quarta-feira, 30 de março de 2016

XXIIª Caminhada - PR2_SRT - Pelos trilhos do zêzere

A XXIIª caminhada vai acontecer a 10 de julho, sendo para muitos aquela que encerrará a época antes das férias. Será uma caminhada com substância, quer na paisagem, quer no relevo.
O local escolhido foi a zona ribeirinha e os arredores de Pedrógão Pequeno. O trilho chama-se mesmo PR2_SRT - Trilhos do Zêzere. É uma pequena rota de 9,5 km., de dificuldade média, com a possibilidade de encurtar uma parte e reduzir o grau de dificuldade.
Este Percurso Pedestre leva-nos  ao longo  da estrada romana, única via terrestre  existente até 1954 para ligação das margens do rio  Zêzere, ladeado  de um património florestal rico em sobreiros que habitam nas magníficas  escarpas  de  granito  situadas  junto  da  Ribeira  dos Portoleiros.
Não são as portas do Ródão, mas parecem...
Estrada romana, a única que até meados do século XX ligava a Castelo Branco
Chegados  à  Ponte  Filipina,  construída  entre  1607  e  1610  e que, actualmente,  é  o  cartão-de-visita  de  Pedrógão  Pequeno,  podemos desfrutar  de  vários  miradouros,  bem  como,  de  zonas  de  descanso.
Ponte Filipina

Após  recuperar  forças  o  percurso  continua  pelo  Trilho  da  Levada, passando pelo túnel  construído  em 1918 para a construção  de uma levada  de  água,
Entrada do túnel da Levada das Freiras
até  ao  Moinho  das  Freiras  local  com  uma  paisagem única,  onde  se  observa  a  Albufeira  da  Bouçã,  lago  prateado e verde, onde  tudo é  tranquilo.
Panorama visto dos miradouros
Continuando  a  percorrer  a  PR-2  visitamos  a  aldeia  do  Painho  uma pequena aldeia, que em tempos  transactos devido a proximidade do rio  foi  uma  aldeia  de  moleiros.
Nora na povoação de Painho
De regresso ao ponto inicial do percurso, uma paragem obrigatória na Fonte  das  Aveleiras  onde  nos  podemos  refrescar  com  a  sua  água límpida  e  fresca.
Ribeira em Pedrógão Pequeno
O ponto de partida e chegada, será no Moinho das Freiras, que nos permitirá ususfruir do parque de merendas e de um cais da albufeira, com banhos para os que gostam de chapinhar. Não é uma praia, por isso a água é profunda.
O dia promete. 
Fiquem atentos aos pormenores e às inscrições, que podem ir fazendo em botacansada@gmail.com

Tipo e perfil de percurso: caminhada circular com 9,5 km. (no sentido contrário aos ponteiros do relógio) desde o Moinho das Freiras (junto ao rio) e subida  considerável até Painho. A partir daí o caminho é plano e uma vez entrados em Pedrógão Pequeno será sempre a descer novamente até ao rio pela estrada romana e depois ao longo da albufeira, pela larga vereda da Levada.
Grau de dificuldade: médio (3 em 5).  Cota máxima de 368 mt e mínima de 176.
Transporte: Viaturas próprias até ao ponto de partida  (Parque de merendas do Moinho das Freiras)   39°53'48.85"N   8° 8'23.37"W

Logística: Lanche à partida e almoço no fim.  Levar trem de caminhada completo (prato, garfo, faca, colher e copo/caneca)
GPX do percurso - Gpx da rota

Sem comentários:

Enviar um comentário