domingo, 26 de fevereiro de 2017

BioRia - Percurso do Salreu e Percurso do Bocage/Rio Jardim


Mesmo junto a Salreu partem diversos percursos que se orientam na direção do mar, através dos canais e ribeiras que constituem parte do baixo Vouga e da Ria de Aveiro. O ponto de encontro ideal é o Centro de Interpretação da BioRia.
Daí saímos em direção a sudoeste, bordejando o ribeiro Salreu, até se encontrar com o ribeiro Canelas, já mesmo muito próximo do estuário da Ria.
Pelo caminho contemplam-se canaviais, sapais e diversos avieiros que largam no canal a água acumulada nos campos e pântanos. Toda esta zona está sujeita ao capricho das marés, ora subindo, ora sumindo toda aquela água que se avista.
A proposta é esta mesmo: realizar primeiro o percurso do Salreu, com uns 8 km. e, uma vez regressados ao ponto de partida, seguir para o percurso do Bocage, associando-lhe o percurso do rio Jardim. A paisagem vai, assim, diversificando-se, apesar de todos os percursos serem, desta vez, mesmo planos. Quer de um lado, quer do outro, vão aparecendo pequenas curiosidades bucólicas, que chamam a atenção de quem não está habituado a estes cenários, como é o nosso caso.
Recomenda-se, em qualquer estação do ano, fazer os percursos combinado dois momentos de enchimento ou vazamento da maré.

Sem comentários:

Enviar um comentário