quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Castelo de Vide é já ali e Marvão Logo após


Castelo de Vide é já ali e Marvão Logo após. 

Esta é uma atividade que cativa pela beleza dos cenários. São dois dias fascinantes de caminhadas, belas paisagens, lazer e património. Implica disponibilidade para um fim-de-semana completo.
O percurso central da caminhada é o PR1 CVD, isto é, um percurso de pequena rota em Castelo de Vide, de perfil circular e caminhada fácil/moderada (diria que de nível 2.5 numa escala de 5)
Num dos dias, será esta a atividade central. O percurso segue muito próximo às cristas quartzíticas sobranceiras a Castelo de Vide, tendo o seu ponto mais alto na Ermida da Sra. da Penha. Para os mais aventureiros existe uma via ferrata de poucas dezenas de metros.
O percurso fecha depois numa calçada medieval descendente e termina junto ao cemitério. É de uma beleza ímpar, com muitas fontes e sombra. nem parece Alentejo...
Fecha-se bem este dia com uma visita pela bela brancura da localidade, com as suas ruas com heranças e memórias cristãs, árabes e judaicas (existe uma sinagoga em castelo de Vide).
No segundo dia poder-se-á optar por dois tipos de programa. O primeiro é uma sugestão para visitar Marvão, altaneira e vigilante, a poucos quilómetros de distância.

Ou realizar uma rota de carro pelos principais marcos megalíticos da região, entre dólmens e menires, passando pela albufeira de Póvoa e Meadas.



A data ideal será o primeiro fim de semana de maio. 
O alojamento sugerido, dependendo da época do ano, pode ser desde camping até alojamento em Hotel, sendo de notar que em Castelo de Vide existe um Hotel do INATEL, sempre a preços um pouco mais módicos e serviço de qualidade (quartos a 38 euros na época baixa e há ainda protocolos de descontyo, como, por exemplo, associados da DECO, de algumas associações profissionais, etc.).

Sem comentários:

Enviar um comentário