terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Etapas do Caminho de Santiago pela Costa, a partir de Caminha/Valença

Tendo sentido algumas dificuldades na preparação deste Caminho, em 2012, julgo que será útil partilhar aqui um pouco da experiência e materiais que poderão ser úteis a quem pensa fazê-lo. Adianta-se a descrição dos aspetos logísticos, apenas, das 4 primeiras etapas, uma vez que no 4º dia entroncamos no Caminho Português  que vem de Tui a partir do momento em que chegamos a Redondela. Devo dizer que esta parte do caminho tem uma beleza ímpar, que nenhuma outra etapa consegue depois alcançar. deve ser feita devagar, fruindo as paisagens, a comida, os locais e as gentes.

1ª Etapa - Caminha - Mougás
Dependendo da época do ano, haverá ou não o ferry que atravessa a foz do Minho. No caso de estarmos numa época sem ferry, proponho que se dirijam à praça de táxis e negoceiem uma corrida até ao ancoradouro de Camposancos, do outro lado. Será algo entre os 25 e os 30 euros.
Será este o ponto de partida. recomendo que se bordeje a foz do rio, pois a paisagem é muito mais bela e tem passadiços de madeira. A etapa terminará em Mougás, onde há duas opções de alojamento: o Albergue privado "Aguncheiro" en Mougás  +0034 986361571/665 840 770 http://www.facebook.com/album.php?aid=25011&id=100001380133084&ref=mf  ou, no caso de se caminhar em autossuficiência ou em grupo, o Camping "O Muiño", onde um bengalow para 5 pessoas fica por 55 euros.
+34 986-361 600 http://www.campingmuino.com/.
Há um ponto de água à entrada de Oia.
Eis o GPX da etapa: Etapa1_Camposancos-Mougás

2ª Etapa - Mougás- A Ramallosa

Depois de Baiona surge A Ramallosa. Aí poderão alojar-se no Albergue Apostólicas en Nigrán  +34 986350654/986350328 ou, numa casa particular localizada mesmo em frente (de cor amarela, cuja proprietária é a D. Maria). Só há ponto de água em Baiona.
3ª Etapa - A Ramallosa - O Freixo
Esta etapa pode ser feita por dois percursos distintos, sendo um mais longo, mas mais belo, pela orelha do mar, e outro mais curto, mais interior. Ambos se encontram em Gontade e logo mais à frente derivamos para O Freixo, seguindo as setas verdes. No Freixo vive o Luís, um enorme entusiata deste caminho, uma das pessoas mais experientes e disponíveis para ajudar e acolher. O albergue no Freixo é um Refúgio da associação de moradores, mas tem tudo o necessário, menos cozinha. mas tem um bar da associação e geralmente o Luís  https://www.facebook.com/luis.freixo.12?fref=ts ajuda a preparar uma refeição quente partilhada. Podem consultar imensa informação no seu site: http://www.caminador.es/?page_id=117
Há pontos de água em Nigrán e em Coruxo.
Gpx da Etapa pelo interior: Etapa 3 - A Ramallosa - O Freixo
Eis o Luis a marcar o caminho, como uma estrela guia.

4ª Etapa - O Freixo - Redondela 
Uma vez que O Freixo fica descentrado relativamente à linha da Costa, há que entrar em Vigo por Sudoeste, encontrando dentro da cidade as setas amarelas de novo, que, após a subida do Calvário, nos levam à Traída das Augas, uma levada alta, que nos conduz até Redondela. Nesse percurso há 2 pontos com água, a fonte das moças e já na própria levada.

As restantes etapas já estão muito bem documentadas, mas deixo aqui os ficheiros em Gpx, segundo a divisão que decidimos tomar:

1 comentário:

  1. bom dia,
    na altura de não haver ferry boat, existem barco táxis… cobrem por volta de 7 Euro por pessoa. Info no café na zona de embarque

    ResponderEliminar