A mata da Curvachia é um pequeno tesouro natural que se esconde muito perto de Leiria. É uma vasta mata rodeada por pequenas malhas urbanas: a este, Martinela e Vale de Santa Margarida, a sul por Soutocico (freguesia do Arrabal), a oeste, por Vidigal e, a norte, por Charneca da Touria e outros lugarejos.


É constituída essencialmente por um denso carvalhal, com centenas de anos, sendo o mais antigo carvalhal da Península ibérica (alguns afirmam que será mesmo da Europa). isso não quer dizer que as árvores são as mais antigas; apenas quer dizer que mantém esta vegetação de forma constante há mais tempo. nele encontram-se carvalhos centenários, bem conhecidos nas redes sociais.
Apesar desta riqueza, observa-se uma pressão por todos os lados feita pelos pinhais (pinheiro bravo, em menor quantidade, e pinhetro manso, em maior número) e o malfalado eucalipto. isso causa pena, porque os trilhos que bordejam a mata já pouco entram na zona de carvalhal. por essa razão, os percursos traçados devem tentar andar pelo seu interior, sempre que possível. Se alguém quiser percorrer todo o intrincado de trilhos que ela comporta, não o consegue fazer num só dia. Por esta razão é que ninguém faz o mesmo percurso que os outros fizeram, pois não há qualquer marcação e tudo é muito intuitivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário