quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

XVIIIª Caminhada- por moinhos e azenhas

A XVIIIª Caminhada Oficial da Bota Cansada terá lugar no dia 13 de março e será realizada em terras que outrora pertenceram aos frades do Mosteiro do  Lorvão. A povoação da Aveleira pertence hoje à freguesia do Lorvão, concelho de Penacova,  e apresenta como pontos de interesse os seus dois subnúcleos molinológicos que, com o núcleo da Portela, o núcleo de Gavinhos, o núcleo da Atalhada (todos eles moinhos de vento) e as 18 azenhas estendidas ao longo das diversas ribeiras,constituíam a riqueza transformadora de uma época. O vento e a água garantiam o pão na mesa do povo e os doces na mesa dos frades.
Data: no dia 13 de março. Início da caminhada às 8.30 horas e término previsto às 13.30
Interesse do percurso: além do convívio, do bem estar e da comidinha, metade do percurso tem ambiente de SPA (água mormurante em todo o caminho) e recordo que na Aveleira existem dois núcleos molinológicos a vento
e ao longo da ribeira da Aveleira se encontram as azenhas, destacando-se a azenha restaurada, com um parque de lazer associado. 

Além disso passaremos no Mosteiro do Lorvão 

 a partir de onde iniciaremos o regresso à Aveleira, seguindo o curso ascendente da ribeira de Lorvão

e desfrutaremos de paisagens em altitude na chegada de regresso à Aveleira.

Tipo e perfil de percurso: caminhada circular com 13,5 km. (no sentido contrário aos ponteiros do relógio) desde Aveleira até Lorvão (acompanhando parte da ribeira da Aveleira, subindo a S. Mamede e descendo até ao mosteiro) e regresso pelo vale natural da ribeira de Lorvão, a subir,  até ao ponto de partida (passando pelo segundo subnúcleo de moinhos à entrada da Aveleira). A Passagem da ribeira, em determinado ponto, tem de ser feita a vau, mas com trabalho coletivo ninguém molhará os pés.
Grau de dificuldade: médio (3 em 5). O perfil de elevação pode ser descrito do seguinte modo: (i) descida inicial de 3 km. com declive médio, até atravessar a ribeira da Aveleira; (ii) subida de quase 1 km.de inclinação razoável até S. Mamede (iii) plano em toda a travessia de S. Mamede, (iv) nova descida considerável de 2 km. até Lorvão; (v) caminho quase plano de 2,3 km. até passar a vau a ribeira de Lorvão; (vi) subida considerável de 2,5 km. até à entrada dos moinhos da Aveleira, a partir de onde depois se segue mais ou menos a direito até ao ponto de partida. Cota máxima de 516 mt e mínima de 170.
Transporte: Viaturas próprias até Aveleira (Largo em frente à escola)  40°15'45.62"N   8°20'50.97"W
GPX do percurso - clicar aqui em Kml ou aqui em GPX (Por favor, faça o download quem puder, pois o percurso não é marcado.
Logística: Lanche reforçado no final, sendo distribuídas para a caminhada (que demorará mais ou menos 4 horas) uma peça de fruta e uma barra de cereais de reforço (quem costuma levar algo mais de reforço, faça o favor, embora passemos pelas doçaria conventual de Lorvão, com a nevadas e os pasteis com o mesmo nome). Haverá sempre o nosso cafezinho a acompanhar. Levar trem de caminhada completo (prato, garfo, faca, colher e copo/caneca)
Se gosta do programa  e pretende participar, por favor, envie email para botacansada@gmail.com

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Caminhada da Primavera da Bota Cansada (Castro-Laboreiro - 2 dias)

Caminhada fora do circuito das Caminhadas Oficiais, mas também aberta a todos até às limitações da logística, evidentemente. Vejam, deliciem-se, e contactem com a organização (Bota Cansada e Sónia Nogueira). O preço do autocarro depende de quantos formos e de quantos lugares ele for.

Vejam neste link a atualização da folha de inscrições.

Pode consultar mais informações sobre o Hotel em Página do facebook
O percurso a realizar no domingo pode ser descarregado em PDF aqui.

A descrição do fim de semana vem a seguir, nas palavras da própria Sónia. Como sabem, a Sónia está fortemente envolvida na promoção do PNPG https://www.facebook.com/turismopnpg/?pnref=story

 «Conforme fomos falando telefonicamente anexo o programa proposto para o Grupo Bota Cansada.
Colocamos o hotel de reserva para os dias 2 e 3 de abril. Mas mais perto da data vemos melhor, caso seja preciso alojamento adicional.
O programa é o que anexo onde indico tudo o que inclui e menus, contactos, info sobre o Hotel para poderem ver imagens no site deles.
Acho que vamos poder oferecer-lhes um programa muito completo e apelativo. Se chover arranjamos alternativas de forma a que o grupo possa ter na mesma um fim-de-semana memorável.
Deixo o meu contacto no programa para poderem tirar dúvidas comigo caso precisem e vou ajudando na gestão dos quartos.
Tal como indico só preciso que o pessoal leve o kit habitual de prato e talher para o almoço de exterior pois facilita bastante a logística. A ideia será libertar desta vez a Lurdes e o Antonino da trabalheira de estarem a preparar refeições para todos. Fazemos tudo no hotel. Precisamos que cheguem por volta das 12h mais coisa menos coisa. Nós preparamos as mesas e tudo o que é preciso para o almoço. Será chegar, tirar os vossos talheres e almoçar.
Tentamos colocar o máximo de atividades para que possam rentabilizar mais a vossa vinda cá acima. A ideia é que o pessoal tenha um fim-de-semana diferente e memorável. Conhecemos bem a zona. Vamos fazer reconhecimento do trilho (anexo um folheto para verem). O trilho de domingo dá para encurtar para não prolongarmos tanto se quisermos. Ficamos sempre com essa hipótese. Tentaremos ter vários miminhos para as pessoas para se sentirem em casa e num ambiente familiar. O pessoal do hotel é fantástico e malta da borga, tal como vocês. Incluímos no vosso programa música, karaoke e bailarico... Vocês tocam e cantam as vossas cantigas e todos juntos fazemos a festa! (...). No site do hotel têm fotos das instalações do mesmo. Na nossa página do facebook (turismopnpg) e na do hotel Castrum Villae também encontram muita coisa. Vejam o nosso evento do passado fim de semana do dia dos namorados...

Será um gosto enorme receber-vos cá em cima a todos e daremos o nosso melhor nessa tarefa tal como vocês o fazem connosco noutras atividades que temos feito convosco!

Um abraço
Sónia Nogueira/António Candeias

sábado, 13 de fevereiro de 2016

El Caminito Del Rey

Um dia destes ainda iremos até terras Malaguenhas fazer este caminho.  Fica a Norte de Málaga, muito próximo da Autopista que liga Sevilha a Granada. Percorre parte do desfiladeiro de Los Gaitanes, na freguesia de  El Chorro. neste momento, o percurso é linear e unidirecional, isto é, toda a gente tem de de entrar pelo acesso norte, em Ardales e sair no sul. O caminho foi todo restaurado e o passadiço não tem mais de 2,9 km. e os restantes 4,8 km. são acessos. Atualmente o caminho está uns ligeiros metros acima da estrutura primitiva e é seguro: com parapeito, cabos de apoio renovados e a organização obriga a usar equipamento de segurança: capacete, por causa da queda de pedras.

Há dias postei um vídeo no facebook onde se vê que aquilo é para meninos, mas coloco aqui um vídeo antes do restauro do passadiço, que faz pensar.

No minuto 8.31 vê-se um memorial a três jovens que em 2000 morrerem nesse mesmo local quando praticavam tirolina (uma espécie de slide, mas sem o declive que provoca aquela velocidade vertiginosa). O cabo era antigo e ferrugento e despenharam-se de uma altura de 120 metros.
O mesmo cenário também se tornou célebre, pois aí foram filmadas cenas do filme As Pontes de S. Luis Rei, um filme que evoca um acidente da queda de uma ponte ocorrido no Peru e onde Roberto de Niro é uma das personagens principais. Síntese do filme
Pois bem: vejam, apaixonem-se e deixem-se ir.
O site oficial do caminho e da entidade gestora

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Memórias de grupo

As Caminhadas Oficiais da Bota Cansada iniciaram-se há quase 2 anos. Estamos na XVIIª. Posto, de seguida, e pela ordem cronológica inversa, as fotos de grupo de cada uma delas. Vão dar conta de que me falta uma, que não teve foto de grupo, o que foi uma pena.
XXª Caminhada - Fórnea, Serra da Lua e Arco da Memória - Serro Ventoso e Arrimal (21 e22 de maio de 2016).
Tendo sido uma atividade de fim de semana, devem ser adicionados à foto Manuel e Ângela Gambóias, Helena Pombo e José Passeiro.

XIXª Caminhada - Por ruínas, outeiros e moinhos - Alvorge (17 de abril de 2016)

XVIIIª Caminhada - Por azenhas e moinhos - Aveleira-Lorvão (13 de março de 2016)

XVIIª Caminhada - Por grutas e cascatas - Buraco Roto - Reguengo do Fetal (21 de fevereiro de 2016)

XVIª Caminhada - Vila Presépio e Janeiras - Penela (17 de janeiro de 2016)
(Não há foto)
XVª Caminhada - Magusto e Queimada - Buracas do Casmilo e Sra do Círculo. (8 de novembro de 2015)

XIVª Caminhada - Vale dos Poios e Sra. da Estrela (18 de outubro de 2015).

XIIIª Caminhada - Passadiços do Paiva (6 de setembro de 2015).

XIIª Caminhada - Do Coentral ao Poço da Corga (5 de julho de 2015).

XIª Caminhada - Gondramaz e Ribeira de espinho (7 de junho de 2015).

Xª Caminhada - Serra da Boa Viagem - Figueira da Foz (19 de abril de 2015).

IXª Caminhada - Rota dos Caleiros - Caramulo (22 de março de 2015).

VIIIª Caminhada - Rota de Sicó - Do Germanelo ao CISED (22 de fevereiro de 2015).

VIIª Caminhada - Marcha dos Veteranos - Bobadela (25 de janeiro de 2015).

VIª Caminhada - Fórnea, Rota das Minas da Bezerra - Porto de Mós (15 e 16 de novembro de 2014).

Vª Caminhada - Silva Escura - Cascata de Cabreia - Sever do Vouga(12 de outbro de 2014).

IVª Caminhada - Piódão - Foz D'Égua (15 de junho de 2014).

IIIª Caminhada - Pedra da Ferida e Alcabideque (18 de maio de 2014).

IIª Caminhada - Pateira de Fermentelos. (6 de abril de 2014)

Iª Caminhada - Vale da Mó - Anadia. (9 de março de 2014)